Poeta do Coração - Francisco Gamero - 2013




    Francisco aprendeu a escrever nas escolas rurais de Muzambinho, em Minas Gerais. Aos 22 anos, o idoso saiu do estado com destino a São Paulo, onde formou família e passou a trabalhar no mercado têxtil. Foi na Capital que ele descobriu o amor pela poesia. “Eu tinha uma caligrafia boa e, por isso, os patrões me pediam para fazer cartões. Algumas moças me pediam para eu fazer cartas para o namorado”, conta ele. Até que um dia uma delas passou a mandar poesias para Francisco e ele respondia. “Não tinha nada demais. Era uma festa de comemoração, com pessoas casadas, solteiras. E eu acabei tomando gosto. Gosto pela poesia”, explica ele.
    O livro “Poeta do Coração” foi lançado oficialmente em junho de 2013, na biblioteca do Porto do Saber, da Prefeitura de Praia Grande, e já está registrado na Biblioteca Nacional. No dia do lançamento, ele autografou os livros, recebeu elogios de autoridades, amigos e outros poetas. Ao lembrar-se deste dia em que realizou um de seus sonhos, Francisco se emociona. “Fiquei emocionado. É uma obra que a gente fez com carinho. É o meu sentimento gravado nisso aqui. Cada poesia tem um sentimento”, confessa ele.

    A obra é recheada de poesias que falam, de uma forma romântica, de diversos sentimentos, muitos vividos pelo autor. “Tudo é poesia clássica, da antiguidade. A poesia moderna hoje não tem rima. Eu fiz tudo isso aqui no que eu li de poesias”, diz Francisco.